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Terra, Mar e Ar. A nova campanha interpreta os objetivos de sustentabilidade da Mercedes-Benz

06/02/2023

Há mais de um século, as três pontas da estrela Mercedes representavam a visão de Gottlieb Daimler da mobilidade em terra, no mar e no ar. Na nova campanha da Mercedes-Benz, também simbolizam o tratamento responsável dos elementos terra, água e ar – através da conservação de recursos, da reciclagem e da neutralidade carbónica. Os elementos terra, água e ar, mais do que nunca, são os impulsionadores da marca Mercedes-Benz.

“Atualmente, como anteriormente, a estrela Mercedes representa a nossa história ímpar, o espírito pioneiro que caracteriza a marca e a constante força inovadora que torna possível o início de uma nova era de mobilidade. Isto é ilustrado pelo lema ‘É um sinal dos novos tempos’. A campanha mais uma vez salienta que, para nós, o luxo e a sustentabilidade devem estar unidos e surpreender com carisma emocional.”

Bettina Fetzer, vice-presidente do Departamento de Comunicação e Marketing da Mercedes-Benz AG

Detalhes da campanha

A campanha será difundida nos principais mercados da Mercedes-Benz a partir do início de fevereiro de 2023. Irá passar em canais de televisão, nos cinemas, em canais digitais e nas redes sociais com conteúdos de 73, 30 e 15 segundos de duração, bem como em anúncios nas redes sociais, em impressa e em painéis publicitários de exterior.

Em Portugal, esta campanha será comunicada no final do mês de fevereiro, com um forte investimento em vários canais de comunicação.

Créditos

· Agência: Responsável pela ideia, conceito e implementação: Team X

· Produção: Radical Media

· Diretor: Julien Simsäuser / Buildersclub

A campanha destaca as ações que abordam os objetivos da estratégia empresarial sustentável da Mercedes-Benz. Até ao final desta década, a empresa planeia produzir exclusivamente veículos totalmente elétricos e reduzir em mais de metade a pegada de carbono por cada modelo produzido, comparativamente a 2020. Até 2030, a Mercedes-Benz pretende cobrir mais de 70 por cento das suas necessidades energéticas na produção com energias renováveis. Este objetivo será alcançado através da expansão da capacidade instalada das centrais solar e eólica nas suas instalações e através da celebração de contratos adicionais de compra de energia.

Até 2030, a Mercedes-Benz estará preparada para produzir exclusivamente modelos totalmente elétricos

Com a iniciativa Ambition 2039, a Mercedes-Benz persegue uma abordagem holística de forma mais consistente que nunca, rumo a um futuro com mobilidade totalmente elétrica. O objetivo consiste em lançar uma frota de novos veículos ligeiros e comerciais ligeiros que será neutra em emissões de CO₂, juntamente com toda a cadeia de valor e o ciclo de vida, a partir de 2039, incluindo parcialmente compensações. A Mercedes-Benz já disponibiliza veículos elétricos a bateria em todos os segmentos nos quais a marca está presente. A partir de 2025, todas as novas arquiteturas de veículos serão puramente elétricas. Para evitar também emissões de CO2 quando os veículos elétricos estão a ser utilizados, o serviço Mercedes me Charge tem possibilitado o carregamento verde* nos postos de carregamento públicos na Europa, nos EUA e no Canadá, desde 2021. Sendo uma das maiores redes de carregamento do mundo e em constante crescimento, disponibiliza mais de um milhão de postos de carregamento, incluindo mais de 400,000 na Europa. Até 2027, a Mercedes-Benz também irá lançar a sua própria rede de carregamento de alta potência global na América do Norte, Europa, China e em outros mercados importantes para a marca, com 2.000 estações e mais de 10.000 postos de carregamento.

Desde o ano passado, a produção de veículos e baterias tem sido neutra em emissões de CO2 em todas as fábricas da Mercedes-Benz, incluindo parcialmente compensações. Desde 2022, todas as fábricas de produção da Mercedes-Benz AG em todo o mundo têm utilizado exclusivamente eletricidade verde com origem em fontes renováveis. Os fornecedores também estão incluídos. A Mercedes-Benz fez da neutralidade carbónica um critério importante nos seus processos de aprovisionamento e atribuição de contratos de fornecimento: o objetivo é que, a partir de 2039 o mais tardar, apenas passem pelos portões das fábricas da Mercedes-Benz produtos neutros em CO2 em todas as fases da cadeia de valor.

Ciclo de vida sustentável da bateria

A Mercedes-Benz adota uma abordagem abrangente para o ciclo de vida da bateria: reutilizar, recondicionar, reciclar. A Mercedes-Benz fornece baterias recondicionadas a todos os veículos elétricos para fazer jus ao conceito de ciclo económico fechado e para conservar recursos. Além disso, a subsidiária Mercedes-Benz Energy estabeleceu um modelo de negócio de sucesso com aplicações estacionárias de armazenamento em grande escala. As baterias que não podem mais ser utilizadas no veículo podem continuar a ser utilizadas num sistema de armazenamento de 2ª vida.

Com uma visão para o retorno futuro dos sistemas de bateria de iões de lítio dos veículos Mercedes-EQ, a Mercedes-Benz expandiu a sua estratégia global de reciclagem de baterias e iniciou a construção da sua própria fábrica de reciclagem de baterias na Alemanha, com base em hidrometalurgia. Desta forma, a empresa está a aumentar a taxa de reciclagem para mais de 96 por cento e a expandir consistentemente as suas próprias competências no domínio da criação de valor das baterias.

Conservação de recursos e prevenção do desperdício: 40 por cento de materiais reciclados nos veículos até 2030

A Mercedes-Benz está a trabalhar intensivamente no fecho dos ciclos dos materiais e a aumentar a proporção de materiais reciclados para conservar os recursos primários, prevenir o desperdício e reduzir também as emissões de CO2. Além da reciclagem do aço e do alumínio, um grande número de materiais reciclados inovadores já está a ser utilizado. Por exemplo, o material plástico UBQTM, que é constituído por resíduos domésticos reciclados, é utilizado nas condutas das cablagens dos modelos EQS e EQE. Mais tarde este ano, o EQE e o Classe S serão os primeiros modelos de produção a ter manípulos das portas fabricados a partir de materiais reciclados quimicamente, cujas matérias-primas à base de fósseis foram substituídas por biometano e óleo produzido por pirólise a partir de pneus usados reciclados.

Nas alcatifas do piso do EQS é utilizado fio de nylon, que é obtido a partir de materiais reciclados como redes de pesca e carpetes. Além da pele sintética de elevada qualidade e do velo em microfibra, a Mercedes-Benz oferece vários tecidos para o interior do veículo que podem ser fabricados totalmente a partir de garrafas PET recicladas. Com o programa de tecnologia VISION EQXX, a Mercedes-Benz está a demonstrar de forma impressionante o potencial do luxo sustentável criado a partir de materiais inovadores: alternativas à pele animal à base de catos e micélios de cogumelos, tapetes fabricados a partir de fibras de bambu e manípulos interiores das portas a partir de tecido do tipo seda, vegetal e produzido com processo biotecnológico.

A Mercedes-Benz também persegue o objetivo da descarbonização na cadeia de fornecimento de aço e depende deliberadamente não na compensação, mas sim na prevenção e redução das emissões de CO2. Num primeiro passo, a empresa está consistentemente a reduzir as emissões de CO2 na cadeia de fornecimento de aço, por exemplo, através da utilização de aço plano com redução de CO2 da empresa Salzgitter Flachstahl GmbH, que é produzido totalmente a partir de sucata no forno de arco elétrico. Comparativamente ao antigo alto-forno, as emissões de CO2 na produção de materiais de liga de estrutura microscópica foram reduzidas em mais de 60 %. A partir de 2025, a Mercedes-Benz irá utilizar aço na produção de vários modelos que será praticamente neutra em emissões de CO2 devido à produção com hidrogénio ao invés de carvão de coque. Por exemplo, a empresa foi a primeira fabricante automóvel a investir na H2 Green Steel (H2GS), uma empresa sueca em fase de arranque.

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