






O novo Mercedes-Benz GLC com tecnologia EQ: Poder absoluto, desempenho sem limites
08/09/2025
Novo Mercedes-Benz GLC
Durante muitos anos, o GLC foi o modelo mais procurado da Mercedes‑Benz, atingindo repetidamente o topo das tabelas como o mais vendido da marca em todo o mundo. Este foi o caso mais uma vez na primeira metade de 2025. O novo GLC 100% elétrico chega para expandir a gama de modelos já na primeira metade de 2026. O desenvolvimento do GLC elétrico foi concebido desde o início com base num vasto conjunto de opiniões de clientes de todo o mundo. Determinado, sofisticado e inconfundivelmente um GLC, reforça tudo aquilo que os clientes da Mercedes-Benz mais valorizam.
O novo GLC com tecnologia EQ estabelece um verdadeiro marco no segmento Core. Lidera com uma linguagem de design refinada e com inteligência potenciada pelo MB.OS, o sistema operativo da marca alimentado por inteligência artificial. Desenvolvido com base numa filosofia electric-first, e como o primeiro modelo de uma nova família de modelos, destaca-se em desempenho, autonomia, eficiência e velocidade de carregamento. Simultaneamente, estabelece novas referências no seu segmento em termos de design, valor, versatilidade e espaço: o novo GLC oferece ainda mais espaço para as pernas e cabeça face às versões com motor de combustão, além de uma impressionante capacidade de reboque de 2,4 toneladas.
Ao entrar no novo GLC, os clientes são recebidos pelo deslumbrante MBUX HYPERSCREEN. Com 99,3 cm (19,1 polegadas), é o ecrã de maiores dimensões equipado num Mercedes-Benz até à data. Combinado com uma iluminação ambiente acolhedora, que realça até o teto panorâmico estrelado, eleva o exclusivo ambiente da Mercedes‑Benz a um novo nível de conforto, segurança e bem-estar. A sensação de familiaridade e utilização intuitiva no novo GLC torna-o um espaço que se integra naturalmente no estilo de vida dos seus condutores.
A Mercedes-Benz estabelece também novas referências no que diz respeito ao equipamento interior com o Pack Vegan como opcional. Este conjunto requintado de materiais interiores é certificado pela The Vegan Society. Torna a Mercedes‑Benz o primeiro fabricante automóvel a nível mundial a disponibilizar um habitáculo com materiais de origem vegetal com certificação independente.
Entretanto, a experiência de condução do novo GLC é incomparável, graças ao sistema de travagem One-Box. Garante uma desaceleração suave, precisa e segura, quer em recuperação de energia, quer em travagem convencional. Os sistemas MB.DRIVE no novo GLC utilizam até dez câmaras exteriores, cinco sensores de radar e doze sensores ultrassónicos para proporcionar uma assistência à condução de excelência[1]. E com a suspensão pneumática inteligente, já conhecida do Classe S, o novo GLC garante um conforto de condução superior. A suspensão combina com a direção do eixo traseiro de 4,5° para uma agilidade excecional.
O processo de carregamento é simples e intuitivo e inclui também a função de reserva integrada de postos de carregamento públicos[2], através do serviço MB.CHARGE Public[3]. A Mercedes‑Benz é o primeiro fabricante automóvel a disponibilizar esta função. Além disso, o novo GLC está preparado para o carregamento bidirecional.
O novo GLC elétrico combina a fiabilidade e elegância Mercedes‑Benz, os mais modernos sistemas de propulsão elétrica e um software inteligente e intuitivo. Concebido para se adaptar com naturalidade a estilos de vida e exigências variadas, continua o legado GLC em versão elétrica — icónico, versátil, intuitivo e tranquilo.
A Mercedes‑Benz irá disponibilizar uma gama diversificada de sistemas de propulsão para satisfazer os requisitos de todos os clientes. Com uma autonomia impressionante, desempenho poderoso e o conforto de excelência característico da Mercedes‑Benz, o novo GLC define o futuro da condução elétrica. No lançamento, os clientes poderão contar com a versão de maior performance, o GLC 400 4MATIC com 360 kW de potência e mais de 700 km de autonomia[4]. Posteriormente serão lançadas quatro variantes igualmente impressionantes.
MB.OS: o supercérebro alimentado por IA que potencia o novo GLC elétrico
Tal como o cérebro humano cria pensamentos, sentidos e ações, o MB.OS (Sistema Operativo Mercedes-Benz) integra e controla todas as áreas do veículo — do entretenimento à condução autónoma, do conforto ao carregamento. No centro deste sistema está a inteligência artificial avançada, que aprende as preferências do condutor, adapta-se às condições e toma decisões em tempo real para uma experiência mais segura e intuitiva. Este supercérebro alimentado por IA interage naturalmente com os ocupantes, assegurando uma viagem tranquila e inteligente. O MB.OS não só lida com complexidades semelhantes às do cérebro humano, como também utiliza chips extremamente potentes, capazes de realizar 254 biliões de operações por segundo.
Estes processadores de elevada capacidade ligados à Mercedes-Benz Intelligent Cloud permitem atualizações remotas over-the-air[5] de todo o software do veículo, mantendo o GLC atualizado e atrativo durante muitos anos. A arquitetura “chip-to-cloud” profundamente integrada garante proteção de dados e conetividade. Isto permite o controlo preciso de todos os atuadores e sensores, desde o sistema de informação e entretenimento ao conforto e ao carregamento, proporcionando uma experiência de condução incomparável e a integração inteligente das funções do veículo na interface do utilizador. O MB.OS transforma o novo GLC num verdadeiro companheiro inteligente que pensa, aprende e evolui com o condutor.
Icónico: o início de uma nova era de design distinto
A redefinir a imagem da Mercedes-Benz
O novo GLC incorpora as proporções clássicas de um SUV médio da Mercedes-Benz de forma moderna e cativante. É o primeiro modelo da Mercedes-Benz com a nova grelha cromada que redefine a identidade da marca. Como obra-prima iluminada de alta tecnologia, esta grelha icónica redefine a imagem da marca, exalando prestígio e confiança. A silhueta dinâmica, com as suas linhas esculpidas nos ombros e guarda-lamas pronunciados, realça a sua presença imponente.
Pureza Sensual do GLC com uma vista panorâmica estrelada
No interior, a Mercedes‑Benz eleva a filosofia de design de Pureza Sensual a um novo patamar. O novo MBUX HYPERSCREEN contínuo, suspenso de forma majestosa, cria uma experiência espacial impressionante e imersiva, com elegância digital. A iluminação ambiente ativa reforça a impressão futurista. O espaço amplamente ampliado, especialmente no compartimento traseiro, e o teto panorâmico de série fazem com que os interiores transmitem uma sensação de abertura e elegância. Como opção, o teto panorâmico está disponível com vidro electrocrómico e iluminação ambiente que revela 162 estrelas no céu noturno. Os materiais de alta qualidade garantem elegância e um toque agradável de primeira classe – incluindo opções sem origem animal. Neste âmbito, a Mercedes‑Benz estabelece um novo padrão na utilização de materiais de origem vegetal com o Pack Vegan opcional. Este conjunto requintado de materiais interiores agradáveis ao toque é certificado pela The Vegan Society. Torna a Mercedes‑Benz o primeiro fabricante automóvel a nível mundial a disponibilizar um habitáculo com materiais de origem vegetal com certificação independente.
Versátil: o seu companheiro de eleição, com versatilidade garantida em todas as viagens
Mais espaço do que nunca melhora o conforto dos passageiros e a capacidade da bagageira.
O novo GLC é o epítome da versatilidade, do espaço e do conforto, tornando-se o companheiro ideal para as aventuras do dia a dia. O novo GLC elétrico baseia-se nas qualidades comprovadas da conhecida série de modelos e eleva-as a um novo patamar. Com uma distância entre eixos 84 mm superior em comparação com o GLC com motor de combustão, os passageiros beneficiam de um espaço excecionalmente amplo e confortável. O resultado é mais 13 mm de espaço para as pernas e 46 mm de altura à frente, enquanto os passageiros traseiros contam com mais 47 mm de espaço para as pernas e mais 17 mm de altura. Para quem necessita de muito espaço de arrumação, o GLC tem tudo pensado. A bagageira oferece uma generosa capacidade de 570 litros e, com os bancos traseiros rebatidos, esse valor aumenta para uns impressionantes 1740 litros. Além disso, a bagageira dianteira contribui com mais 128 litros de capacidade de carga e pode ser aberta parcial e eletricamente através de um controlo tátil. Quer seja para um fim de semana fora ou uma ida às compras mais recheada, o novo GLC adapta-se a todas as necessidades.
Até 2,4 toneladas de capacidade de reboque: transporte com facilidade para lazer, desporto ou férias em família
O GLC 400 4MATIC com tecnologia EQ pode rebocar até 2,4 toneladas (reboque com travões), tornando-se ideal para caravanas grandes, barcos ou atrelados para cavalos. A carga vertical de 100 quilos permite o transporte de bicicletas elétricas num suporte adequado. Com estabilização de reboque ESP® e Assistente de Manobra do Reboque, o GLC proporciona uma condução particularmente cómoda e segura. Perfeito para um passeio de fim de semana ou para levar um barco até ao lago, o GLC garante uma viagem tranquila e segura.
Modo TERRAIN e “capot transparente” para as aventuras do dia a dia
O GLC 400 4MATIC inclui o MODO TERRAIN como programa de condução para caminhos de terra ou gravilha, ajustando as características da tração, direção e travões. A função “capot transparente” permite uma visão virtual sob a secção dianteira do veículo ao combinar imagens da câmara frontal e das câmaras dos espelhos exteriores.
Intuitiva: uma nova e ampla experiência digital com o MBUX e inovações tecnológicas
Alta tecnologia no seu auge: o novo MBUX HYPERSCREEN cria uma experiência imersiva e acolhedora.
O novo e contínuo MBUX HYPERSCREEN de 99,3 centímetros (39,1 polegadas) é o maior ecrã alguma vez instalado num Mercedes‑Benz. A sua nitidez excecional resulta da alta resolução e da tecnologia inovadora de retroiluminação por matriz. Em combinação com os novos estilos visuais, esta tecnologia cria uma sensação única de sofisticação digital e dá origem a uma nova experiência interior imersiva.
O novo MBUX HYPERSCREEN contínuo cria uma experiência holística de condução e ambiente interior. Esta experiência é complementada por até 11 estilos visuais que podem ser selecionados como temas de fundo. A utilização da cor no painel de instrumentos (incluindo instrumentos e indicadores), nos elementos de controlo e na iluminação ambiente está coordenada com estes temas emocionais. Os impressionantes estilos de ambiente oferecem uma vasta gama, desde calmos a intensos, frescos a acolhedores, técnicos a emocionais. O design marcante destaca-se pela sua estética excecional, precisão e navegação intuitiva para o utilizador. Isto permite aos utilizadores criar uma atmosfera pessoal no veículo, onde os mundos físico e digital se fundem de forma harmoniosa graças ao MB.OS.
Inteligência artificial: experiências personalizadas e interação intuitiva
O novo GLC está equipado com a quarta geração do MBUX, que é o primeiro sistema de informação e entretenimento automóvel a integrar inteligência artificial (IA) da Microsoft e da Google. Abre um novo mundo de experiências personalizadas e interação intuitiva entre os utilizadores e o veículo. O Assistente Virtual MBUX utiliza o designado “Método Multiagente”, integrando ferramentas de inteligência artificial fornecidas pela Microsoft e pela Google. Ao selecionar a melhor fonte para cada tarefa, mesmo dentro da mesma conversa, recorre a conhecimento combinado obtido através da internet. Para o cliente, falar com o Assistente Virtual MBUX é como conversar com um amigo – pode fornecer respostas pormenorizadas e responder a perguntas adicionais sem necessidade de repetir o contexto. A vasta oferta de informação e entretenimento para o passageiro dianteiro inclui mais de 40 aplicações, streaming de vídeo e acesso direto ao Disney+[6].
O céu é o limite: iluminar viagens noturnas sob um céu estrelado
O teto panorâmico de uma única peça é fabricado em vidro de segurança laminado e térmico, e cria uma atmosfera envolvente no interior. Em opção, a impressionante superfície de vidro pode alternar entre transparente e opaca. A superfície está dividida em nove zonas comutáveis. Os clientes podem escolher individualmente a quantidade de luz que entra. À noite, a iluminação ambiente (também opcional) cria um efeito visual impressionante. 162 estrelas estão integradas na superfície de vidro e podem ser iluminadas, criando uma experiência mágica.
Encenação impressionante: o novo GLC recebe-o como um amigo de confiança
O GLC recebe e despede-se do condutor com animações luminosas completas e cuidadosamente coreografadas. Isto inclui a nova grelha icónica e os farolins traseiros, sendo acompanhado pela aura sonora do ambiente sonoro selecionado. No interior, a receção emocional continua com luz ambiente e novas animações no novo MBUX HYPERSCREEN totalmente contínuo. Quando o GLC é estacionado, é executada uma animação de luz de “Despedida” correspondente.
Suave: a combinação perfeita entre conforto durante viagens de longa distância e agilidade desportiva
Adeus à ansiedade da autonomia: navegação inteligente com reserva de postos de carregamento
Um dos destaques da nova arquitetura elétrica é o sistema de 800 V, que reduz significativamente o tempo de carregamento em combinação com a nova geração de baterias. Esta solução combina com o MB.CHARGE[7], uma das maiores redes de postos de carregamento do mundo, para proporcionar uma experiência de carregamento perfeitamente ligada, rápida e conveniente.
A Navegação Mercedes-Benz com Inteligência Elétrica prepara sempre o percurso mais rápido e confortável, incluindo paragens para carregamento em postos de carregamento compatíveis, considerando fatores como a topografia, o percurso do itinerário e a meteorologia. A Mercedes-Benz está a expandir continuamente a rede de postos de carregamento através das suas próprias atividades de construção de infraestruturas públicas de carregamento. Nos postos de carregamento Mercedes-Benz, os clientes podem reservar em exclusivo pontos de carregamento[8] com antecedência através do MB.CHARGE Public[9].
De acordo com as previsões atuais, o novo GLC pode recarregar uma autonomia de até 300 quilómetros[10] em dez minutos. O inovador sistema de bateria do GLC baseia-se numa arquitetura modular altamente integrada e inclui uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de armazenamento de energia útil de 94 kWh. Consoante o país, o modelo está equipado com um conversor DC. Isto permite o carregamento em postos de carregamento rápido de 400 V.
O GLC elétrico também está preparado para ser ligado à rede elétrica. Quando ligado a um posto de carregamento DC bidirecional compatível, pode armazenar energia solar e funcionar como fornecedor de energia para a casa (V2H) ou para a rede elétrica (V2G).
Novo sistema de travagem: sensibilidade superior no pedal do travão e elevado desempenho de regeneração
O GLC está equipado com um novo sistema de travagem One-Box que proporciona uma sensibilidade no pedal de travão constante e segura, quer a travagem seja realizada através de recuperação de energia ou convencionalmente através dos travões de atrito. Para cada processo de travagem, o sistema calcula a máxima regeneração e a mínima utilização dos travões de atrito. Na condução do dia a dia, o novo GLC produz eletricidade durante a travagem em mais de 99 por cento dos casos. A potência da regeneração atinge até 300 kW e contribui significativamente para o aumento da autonomia. Os condutores têm quatro níveis de regeneração disponíveis: D- (nível máximo de regeneração), D (regeneração padrão), D+ (sem regeneração) e D Auto (regeneração inteligente).
Bomba de calor multifonte de série: elevado conforto térmico mesmo no inverno
O GLC elétrico também proporciona um conforto térmico impressionante no inverno. A bomba de calor multifonte de série utiliza o calor residual da unidade de tração elétrica, da bateria e do ar ambiente para aquecer eficientemente o interior. O condicionamento apropriado da bateria permite um desempenho de carregamento muito elevado.
Conforto de condução e agilidade com tecnologia do Classe S: suspensão pneumática inteligente e direção do eixo traseiro
Seja num passeio descontraído de fim de semana, num itinerário de longa distância em autoestrada ou nos últimos quilómetros não pavimentados a caminho de um parque de campismo ou estância de esqui – o novo GLC oferece o equilíbrio ideal entre dinâmica de condução e conforto em todas as situações. Graças à comprovada tecnologia de suspensão pneumática do Mercedes‑Benz Classe S, as irregularidades e vibrações são quase totalmente absorvidas, garantindo uma viagem notavelmente suave.‑ O sistema de amortecimento de regulação contínua oferece o equilíbrio perfeito entre conforto em longas distâncias e agilidade desportiva. O Pack Agilidade e Conforto inclui suspensão pneumática AIRMATIC combinada com direção do eixo traseiro, que permite um ângulo de viragem de até 4,5 graus em qualquer direção. Esta tecnologia avançada distingue claramente o GLC de outros veículos do seu segmento.
Novos bancos de excelência e novo volante: ergonomia melhorada e regresso dos reconhecidos controlos físicos basculante e de roda
Os novos bancos do GLC oferecem o máximo conforto, garantindo que condutores e passageiros chegam revigorados mesmo após muitos quilómetros. Todos os bancos disponíveis são certificados com o selo AGR alemão da “Aktion Gesunder Rücken” (Organização para a Saúde da Coluna. Para obter mais informações sobre os bancos, por favor, clique aqui). O novo volante foi concebido para ser ainda mais ergonómico e intuitivo de utilizar. A pedido dos clientes com base nas suas opiniões, a Mercedes‑Benz reintroduziu o conceito de controlo com interruptor basculante para o limitador e DISTRONIC, bem como o interruptor de roda para o controlo do volume. Os painéis de interruptores capacitivos estão perfeitamente integrados e fornecem ajudas táteis para uma melhor orientação.
ENERGIZING COMFORT: o novo GLC oferece bem-estar em cada viagem
Com os diversos programas ENERGIZING COMFORT e as recomendações personalizadas do ENERGIZING COACH, a Mercedes-Benz oferece um extenso programa de bem-estar para o GLC. Os novos programas ENERGIZING COMFORT estão disponíveis como uma aplicação separada. Pela primeira vez, é possível desativar os sons ENERGIZING para desfrutar dos programas com música ou podcasts. As animações e os sons (3D e 4D) do novo MBUX HYPERSCREEN contínuo foram cuidadosamente concebidos e acrescentam valor aos programas ENERGIZING COMFORT.
Mais brilho e eficiência: DIGITAL LIGHT com tecnologia micro-LED
O novo GLC apresenta a nova geração da função DIGITAL LIGHT com tecnologia micro-LED. O campo luminoso de alta resolução é significativamente maior do que anteriormente e permite maior intensidade de luz para as luzes de máximos e projeções na estrada. Ao mesmo tempo, o consumo de energia do módulo de iluminação é cerca de 50 por cento inferior ao do seu antecessor. As luzes de máximos ULTRA RANGE já não iluminam rigidamente em frente. Ao invés, estão integradas na luz de curva e rodam dinamicamente com estas. Graças à combinação dos dados da câmara e do mapa, a luz de curva reage de forma ainda mais precisa ao traçado da estrada.
MB.DRIVE: sistemas de assistência à condução avançados
Todos os modelos estão equipados com até dez câmaras exteriores, cinco sensores de radar e doze sensores ultrassónicos para proporcionar uma assistência à condução de excelência[11]. Todos estão ligados a uma unidade de controlo de elevado desempenho que funciona com o MB.OS e atua como o cérebro do GLC. Totalmente focado, constantemente atento e incrivelmente rápido, o MB.DRIVE utiliza inteligência artificial para processar grandes quantidades de dados em bruto provenientes dos sensores, a fim de compreender a situação do trânsito. Com a MBUX Surround Navigation, o condutor sabe sempre o que o veículo detetou em seu redor, aumentando a confiança no sistema.
Consoante o pack, o MB.DRIVE assiste o condutor com manobras de direção, travagem e aceleração. Também se liga ao mundo exterior através de uma antena integrada no tejadilho, permitindo aos clientes atualizar os sistemas com novas funções após a compra – comodamente através da aplicação Mercedes‑Benz e sem necessidade de se deslocarem ao concessionário. Todos os sistemas de segurança ativa são equipamento de série e podem ser atualizados mesmo após a compra, uma vez que conseguem ajudar ainda mais a evitar ou atenuar acidentes do que anteriormente.
[1] sistemas de assistência à condução e sistemas de segurança são auxílios e não isentam o condutor da sua responsabilidade. O condutor deve consultar a informação no manual do proprietário e respeitar os limites dos sistemas nele descritos.
[2] Atualmente, a função de reserva está disponível em postos de carregamento Mercedes-Benz selecionados na Alemanha e nos EUA. Estão planeados mais lançamentos para 2025, com o objetivo a longo prazo de estabelecer cerca de 10 000 pontos de carregamento até ao final da década. A Mercedes-Benz está inicialmente a oferecer a opção de reserva gratuita como parte do MB.CHARGE Public. A Mercedes-Benz reserva o direito a cobrar as reservas no futuro.
[3] Para utilizar o extra digital MB.CHARGE Public, o cliente necessitará do seu próprio contrato de carregamento separado com um fornecedor terceiro selecionado.
[4] A informação é preliminar e baseada em previsões. Até à data não estão disponíveis valores confirmados por uma organização de testes oficial, nem uma homologação tipo CE ou certificado de conformidade com os valores oficiais. É possível que existam diferenças entre os valores declarados e os valores oficiais.
[5] Para utilizar os extras digitais, o cliente deverá criar uma conta Mercedes me e aceitar os Termos de Utilização dos extras digitais e dos serviços Mercedes me nas versões em vigor. Adicionalmente, o respetivo veículo deve ser vinculado à conta de utilizador. Após o termo do prazo limitado, os extras digitais podem ser prolongados mediante o pagamento de uma tarifa, desde que continuem a ser oferecidos para o veículo em questão.
[6] Para utilizar os extras digitais, o cliente deverá criar uma conta Mercedes me e aceitar os Termos de Utilização dos extras digitais e dos serviços Mercedes me nas versões em vigor. Adicionalmente, o respetivo veículo deve ser vinculado à conta de utilizador. Após o termo do prazo limitado, os extras digitais podem ser prolongados mediante o pagamento de uma tarifa, desde que continuem a ser oferecidos para o veículo em questão.
[7] Para utilizar o extra digital MB.CHARGE Public, o cliente necessitará do seu próprio contrato de carregamento separado com um fornecedor terceiro selecionado. Para utilizar os extras digitais, o cliente deverá criar uma conta Mercedes me e aceitar os Termos de Utilização dos extras digitais e dos serviços Mercedes me nas versões em vigor. Adicionalmente, o respetivo veículo deve ser vinculado à conta de utilizador. Após o termo do prazo limitado, os extras digitais podem ser prolongados mediante o pagamento de uma tarifa, desde que continuem a ser oferecidos para o veículo em questão.
[8] Para utilizar o extra digital MB.CHARGE Public, o cliente necessitará do seu próprio contrato de carregamento separado com um fornecedor terceiro selecionado.
[9] Atualmente, a função de reserva está disponível em postos de carregamento Mercedes-Benz selecionados na Alemanha e nos EUA. Estão planeados mais lançamentos para 2025, com o objetivo a longo prazo de estabelecer cerca de 10 000 pontos de carregamento até ao final da década. A Mercedes-Benz está inicialmente a oferecer a opção de reserva gratuita como parte do MB.CHARGE Public. A Mercedes-Benz reserva o direito a cobrar as reservas no futuro.
[10] A informação é preliminar e baseada em previsões. Até à data não estão disponíveis valores confirmados por uma organização de testes oficial, nem uma homologação tipo CE ou certificado de conformidade com os valores oficiais. É possível que existam diferenças entre os valores declarados e os valores oficiais.
[11] Os nossos sistemas de assistência à condução e sistemas de segurança são auxílios e não isentam o condutor da sua responsabilidade. O condutor deve consultar a informação no manual do proprietário e respeitar os limites dos sistemas nele descritos.