Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sítio em www.cniacc.pt.
O recurso a esta entidade apenas se aplica aos casos de arbitragem necessária previstos pelo artigo 14.º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho - Lei de Defesa do Consumidor- na redação dada pela Lei n.º 63/2019, de 16 de agosto.

Mercedes-Benz DRIVE PILOT disponível no estado mais populoso dos EUA após certificação na Califórnia

13/06/2023

    • Mercedes-Benz DRIVE PILOT agora certificado no estado da Califórnia
    • Primeiro sistema de condução condicionalmente automatizada SAE Nível 3 aprovado para ser utilizado na Califórnia em automóveis de produção em série
    • Sistema DRIVE PILOT disponível nos EUA nos modelos Classe S e EQS Limousine de 2024, com as primeiras unidades a serem entregues aos clientes no final de 2023

A Mercedes‑Benz anunciou hoje que o seu principal sistema DRIVE PILOT para condução condicionalmente automatizada SAE Nível 3[1] recebeu a certificação das autoridades competentes do estado da Califórnia. Com este marco significativo, a Mercedes-Benz é o primeiro fabricante de automóveis com autorização para introduzir um sistema SAE Nível 3 num automóvel de produção em série, para ser utilizado em vias rápidas no estado mais populoso dos Estados Unidos. O sistema DRIVE PILOT estará disponível nos EUA como opcional nos modelos Mercedes‑Benz Classe S e EQS Limousine de 2024, com as primeiras unidades a serem entregues aos clientes no final de 2023. O estado do Nevada já confirmou a conformidade do sistema com os regulamentos estatais em janeiro de 2023 e a Mercedes‑Benz tem a ambição de alargar a disponibilidade deste revolucionário sistema a outros mercados no futuro.

DRIVE PILOT: sistema SAE Nível 3 para condução condicionalmente automatizada

Durante uma viagem com condução condicionalmente automatizada, o DRIVE PILOT permite que o condutor desvie a sua atenção do trânsito e se concentre em atividades secundárias[2]. Quando o DRIVE PILOT se encontra ativo, as aplicações de infoentretenimento disponíveis podem ser ativadas no display central, mas tal não seria possível se o automóvel fosse conduzido pelo condutor.

Em troços apropriados de vias rápidas e em situações de elevada densidade de trânsito, o sistema DRIVE PILOT pode assumir a tarefa de condução dinâmica, até à velocidade de 64 km/h. Os botões de controlo necessários para tal estão localizados no volante, nos lados esquerdo e direito acima das cavidades do polegar. Logo que as condições sejam apropriadas, o sistema indica a disponibilidade nos botões de controlo. Quando o condutor ativa o DRIVE PILOT, o sistema controla a velocidade e a distância e orienta facilmente o automóvel na sua faixa de rodagem. O perfil do percurso, os eventos que ocorrem durante o percurso e os sinais de trânsito são correspondentemente considerados. O sistema também reage perante situações de trânsito inesperadas e lida com as mesmas de forma independente, por exemplo, através de manobras de desvio na faixa de rodagem ou manobras de travagem.

Se o condutor não reassumir o controlo mesmo após ser solicitado com urgência e o tempo para assumir o controlo expirar, por exemplo, devido a um sério problema de saúde, o sistema trava o veículo até à sua imobilização de forma controlada e aciona as luzes de sinalização de perigo. Logo que o veículo tenha sido imobilizado, o sistema de chamada de emergência da Mercedes‑Benz é ativado e as portas são destrancadas para permitir que os primeiros-socorros acedam ao interior do veículo.

Redundância como fator-chave para garantir segurança de funcionamento

A prioridade máxima para a Mercedes‑Benz ao lançar tal sistema é a segurança, que inclui elevados requisitos na fiabilidade de funcionamento. O DRIVE PILOT baseia-se nos sensores do ambiente circundante do pack de Assistência à Condução e inclui sensores adicionais que a Mercedes‑Benz considera indispensáveis para uma condução condicionalmente automatizada segura. Estes incluem o sensor LiDAR, bem como uma câmara no vidro traseiro e microfones para detetar veículos de emergência médica ou de forças policiais, bem como um sensor de deteção de estrada molhada instalado na cava de uma roda. Um automóvel equipado com o sistema DRIVE PILOT opcional também integra atuadores redundantes da direção e dos travões e um sistema elétrico de bordo redundante, por forma a manter-se manobrável mesmo se um destes sistemas avariar e para que seja assegurada uma transferência da tarefa de condução em segurança ao condutor.

Perspetivas para o futuro: a cooperação é uma parte essencial da estratégia da Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz concentra as suas atividades na condução condicionalmente automatizada SAE Nível 3 com o objetivo principal de permitir a condução a velocidades de até 130 km/h na sua iteração final. A redundância adicional de deteção irá assegurar que o sistema cumpre as normas de segurança mais exigentes da Mercedes-Benz. Para atingir este objetivo, a empresa estabeleceu parcerias com parceiros sólidos como a NVIDIA e a Luminar, que são complementos perfeitos para a lista existente de cooperações de primeira classe com algumas das principais empresas tecnológicas. Esta última concretização significativa do sistema SAE Nível 3 da Mercedes-Benz assinala um marco extremamente importante para a condução automatizada, enquanto as parcerias irão aumentar o nível de ambição da empresa relativamente ao que é possível no futuro.

[1] A norma SAE Nível 3: a função de condução autónoma assume certas tarefas de condução. Contudo, ainda continua a necessitar de um condutor. O condutor deve estar permanentemente preparado para assumir o controlo quando for solicitado pelo veículo para intervir.

[2] As atividades secundárias do condutor que são legalmente permitidas dependem do código de estrada do país em questão.

Marcação de Serviço

Serviço de Revisão de Ligeiros de Passageiros, smart ou Vans.

Marcação de Test-Drive

Faça o seu teste de Ligeiros, Comerciais ou Usados.

Siga a Mercentro

O Grupo Auto-Industrial garante um esforço de atualização de conteúdos e de correção de eventuais erros detetados, mas não assume qualquer responsabilidade se, por lapso, for publicada alguma informação incorreta. Ao Grupo Auto-Industrial reserva-se ainda o direito de alterar unilateralmente, em qualquer altura e sem quaisquer restrições, as especificações dos produtos divulgados neste site. Confirme sempre todas as informações junto de um dos nossos concessionários.

© Mercentro | Arbitragem de conflitos de consumo | Livro de reclamações |Grupo Auto-Industrial