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Mercedes-Benz apresenta o seu sistema operativo MB.OS

23/02/2023

Ontem, a Mercedes-Benz revelou os detalhes dos seus planos na qualidade de arquiteta do seu próprio sistema operativo MB.OS, que será lançado em meados da presente década com a nova plataforma MMA (Mercedes Modular Architecture). O MB.OS foi concebido e desenvolvido internamente para manter o controlo total da relação com os clientes, assegurar a privacidade dos dados e potenciar a integração excecional de todas as funções do veículo. Com base na arquitetura chip-to-cloud, o MB.OS beneficia do acesso total a todos os domínios do veículo: informação e entretenimento, condução automatizada, carroçaria e conforto, condução e carregamento. Esta abordagem estratégica permite à marca de automóveis de luxo mais valiosa do mundo[1] oferecer aos seus clientes uma experiência de produto diferenciada e superior.

“Na Mercedes-Benz dedicamo-nos a construir os veículos mais desejáveis do mundo. Em conformidade, tomámos a decisão de sermos os arquitetos do nosso próprio sistema operativo – uma arquitetura chip-to-cloud excecional que potencia o acesso total ao hardware e ao software dos componentes dos nossos veículos. Ao combinarmos estas competências internas com uma seleção de parceiros tecnológicos líderes a nível mundial, iremos criar uma experiência de cliente notável, desde a assistência à condução, navegação e entretenimento, até ao carregamento integrado. O MB.OS poderá ser atualizado totalmente e ser alvo de constantes melhorias.”

Criação de um sistema proprietário – aberto para parceiros

O MB.OS foi concebido para ligar os principais aspetos da cadeia de valor da empresa, incluindo o desenvolvimento, a produção, o comércio multicanal e serviços, tornando-o efetivamente um sistema operativo para todas as atividades de negócio da Mercedes-Benz. É por essa razão que os efeitos do MB.OS abrangem desde a dissociação dos ciclos de desenvolvimento até ao aumento do valor para o cliente após a compra original do veículo.

A empresa criou o seu sistema operativo para estabelecer uma normalização em todo o seu portfólio de modelos, sendo totalmente atualizável para uma rápida melhoria dos produtos e deliberadamente aberto a parceiros selecionados. Enquanto a Mercedes-Benz define e controla a arquitetura com a sua própria camada base de hardware e de software, a integração das principais empresas tecnológicas concede aos clientes o acesso aos melhores serviços, conteúdos e funções.

Estes parceiros do MB.OS incluem a NVIDIA, que fornece o seu software, dados e competências a nível de inteligência artificial, bem como o seu sistema em chip Orin para melhorar os sistemas de condução automatizada SAE Nível 2 e Nível 3. As versões dos veículos também serão equipadas com sensores de última geração, incluindo os sensores Light Detection and Ranging (LiDAR) da Luminar. Ontem, a Mercedes-Benz anunciou igualmente a sua mais recente parceria, a nova colaboração estratégica com a Google para desenvolver e implementar uma experiência de navegação no veículo de última geração.

Elevando a experiência de informação e de entretenimento

A Mercedes-Benz será o primeiro fabricante de automóveis a criar a sua própria experiência de navegação com base em novos dados internos do veículo e na capacidade de navegação da plataforma Google Maps integrada no MB.OS. Isto visa dar ao fabricante de automóveis de luxo acesso à oferta geoespacial líder da Google, incluindo informação de trânsito em tempo real e preditiva, cálculo automático de novo itinerário e muito mais. Para melhorar a experiência do utilizador, os condutores poderão também utilizar a aplicação YouTube no sistema de informação e entretenimento quando estiverem estacionados e enquanto utilizam o sistema de condução condicionalmente automatizada DRIVE PILOT Nível 3, sempre que permitido. Além disso, a Mercedes-Benz irá disponibilizar aos clientes o acesso à função Place Details fornecida pela Google, ajudando a encontrar informação detalhada sobre mais de 200 milhões de empresas e locais em todo o mundo, incluindo horários de funcionamento, fotografias, classificações e críticas. A função Place Details fornecida pela Google estará disponível a partir de hoje em todos os veículos equipados com a última geração do MBUX nos mercados aplicáveis[2].

Ao mesmo tempo, os condutores dos veículos Mercedes-Benz irão continuar a beneficiar da integração nativa das funcionalidades de navegação essenciais, que estão indisponíveis nos sistemas de informação e entretenimento independentes. Um exemplo é a gestão precisa e fiável da gama para os veículos elétricos. Isto só é possível porque o MB.OS tem acesso a todos os dados do veículo como o estado de carga e o consumo de energia, realçando a razão estratégica de combinar ativos proprietários com parcerias selecionadas.

A Mercedes-Benz irá expandir adicionalmente as suas funcionalidades de informação e entretenimento com novas parcerias para aplicações de vídeo, jogos e produtividade. O MB.OS irá abrir novos horizontes no domínio dos videojogos no interior do veículo através da Antstream, que irá fornecer jogos de perícia, também designados jogos de salão. As soluções de videoconferência no veículo serão expandidas através da adição de serviços amplamente conhecidos da Webex e da Zoom. Além disso, os principais conteúdos específicos da Tencent irão satisfazer ainda melhor as pretensões específicas dos clientes na China.

Um precursor do MB.OS já estará disponível no novo Classe E a partir de 2023 com a terceira geração do MBUX. Uma API do novo MBUX para Android permite a instalação de aplicações de terceiros, oferecendo uma melhor experiência de utilizador comparativamente às aplicações de transmissão do ecrã do smartphone.

Avanço da condução automatizada

A futura geração da condução automatizada SAE Nível 2 será estreada no segmento de luxo de entrada na gama, alavancando todo o potencial da aprendizagem de máquina. Um conjunto completo de sensores estará disponível na plataforma MMA, que também irá beneficiar de novas capacidades de processamento. O conjunto de sensores será projetado para satisfazer os elevados requisitos em ambientes urbanos, em particular a deteção da presença de peões e os padrões de trânsito congestionado e complexo. Sempre que a legislação local o permitir, os clientes da Mercedes-Benz poderão apreciar um maior conforto, incluindo a condução automatizada, ao mesmo tempo que mantêm o controlo visual da condução do veículo. Na China, as mudanças de faixa de rodagem iniciadas pelo sistema com base no sistema de navegação também estarão disponíveis. Os dados do mapa com que o sistema se baseia são fornecidos pela empresa AMAP, uma parceira local chinesa.

A empresa concentra as suas atividades na condução condicionalmente automatizada SAE Nível 3 com o objetivo final de permitir a condução a velocidades de até 130 km/h na sua iteração final. Para tal, a Mercedes-Benz estabeleceu uma parceria com a NVIDIA para conceber sistemas de automação de condução totalmente programáveis e atualizáveis. O “cérebro condutor” do veículo é o sistema em chip Orin da NVIDIA DRIVE, com capacidade para realizar 254 mil milhões de operações por segundo para processar dados fornecidos por um conjunto de sensores em torno do veículo. Os “olhos” do sistema, também designados de sistemas de perceção, juntamente com os sensores de radar e as câmaras, são sensores LiDAR fornecidos pela Luminar, uma empresa parceira da Mercedes-Benz. O sensor IRIS de última geração da Luminar pode reconhecer até pequenos objetos com baixa refletividade no espectro de luz infravermelha. A redundância adicional de deteção irá assegurar que o sistema cumpre as normas de segurança mais exigentes da Mercedes-Benz.

Na China, a Mercedes-Benz está envolvida numa parceria local com a Tencent para o armazenamento de dados na nuvem por forma a apoiar o seu sistema de condução automatizada. Está previsto um interface do utilizador aperfeiçoado para as funções de condução automatizada, incluindo uma vista avançada do mapa ao nível da faixa de rodagem.

Oferta de atualizações flexíveis

Os fundamentos tecnológicos do MB.OS reforçam adicionalmente as oportunidades para atualizações de software. O sistema operativo da Mercedes-Benz dissocia o hardware do software, permitindo ciclos de inovação mais rápidos e aumentando a flexibilidade e a rapidez das atualizações. No MB.OS, tudo será totalmente conectável através da Mercedes-Benz Intelligent Cloud. Esta fornece a base dos serviços conexos para todo o portfólio de modelos e permite à Mercedes-Benz proteger e potenciar os dados dos clientes, dado que a empresa mantém o controlo total sobre todas as infraestruturas críticas.

A Mercedes-Benz irá oferecer novos serviços que são mais personalizados e convenientes através das contas Mercedes me dos clientes, que ligam toda a informação relacionada com os clientes: desde a compra e financiamento, marcações de serviço, até aos dados de carregamento e pagamento. Permite aos clientes ligarem-se à Mercedes-Benz, personalizarem as suas definições e perfis e receberem propostas à medida das suas necessidades específicas.

Para simplificar a experiência do cliente, os serviços personalizados e as atualizações irão resultar em três grupos convenientes: MB.CONNECT, MB.CHARGE, MB.DRIVE[3]. As funções do veículo como a Navegação, Acesso Remoto, Proteção a 360°, Entretenimento e Comunicação, entre muitas outras, serão agrupadas no grupo MB.CONNECT e mantidas atualizadas através de atualizações remotas. Com o MB.CHARGE, os clientes de veículos elétricos terão acesso a tarifários flexíveis e atrativos em função da distância percorrida dos seus veículos. O MB.CHARGE fornece máxima transparência graças às tarifas fixas de carregamento e ainda o acesso prioritário à rede de postos de carregamento rápido da Mercedes-Benz.

Com o MB.DRIVE, os clientes têm a possibilidade de acrescentar funções aos sistemas avançados de assistência à condução nos seus veículos. Todos os novos modelos estarão equipados com a tecnologia de deteção necessária para permitir a condução assistida de nível 2. Os modelos selecionados podem ser encomendados com sistema de condução assistida aperfeiçoada ou condução condicionalmente automatizada de nível 3 com um contrato de termo fixo. A partir de 2025, certas funcionalidades podem ser atualizadas ao longo do ciclo de vida do veículo através da Mercedes me Store. Para explorar as novas funções e efetuar compras, os clientes podem aceder à Mercedes me Store através da app, através de um computador acedendo à página de internet ou a partir do interior do veículo.

Desbloqueio de oportunidades financeiras

A empresa está confiante de que esta abordagem estratégica de desenvolvimento de software e de hardware será a base para receitas contínuas bem como para proveitos adicionais. Já em 2022, a Mercedes-Benz gerou mais de mil milhões de euros de receitas associadas a software de produtos e serviços como navegação, trânsito em tempo real ou atualizações de mapas online.

Futuramente, a empresa prevê que as receitas associadas a software integrado no MB.CONNECT e no MB.DRIVE cresçam para um valor ligeiramente superior a mil milhões de euros até meados da década, evoluindo para um valor próximo de mas inferior a dez mil milhões de euros até ao final da década. A partir de hoje, a empresa pretende superar o seu próprio objetivo de um EBIT de mil milhões de euros resultante da venda de serviços digitais em 2025, que já faz parte dos atuais objetivos de lucros.

O software tornar-se-á uma parte substancial do processo de desenvolvimento de produtos e do plano de investimentos da empresa, com 25 por cento do orçamento para investigação e desenvolvimento a ser alocado a software até meados da década. Os objetivos de redução de investimento a médio prazo da empresa não serão afetados.

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