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Início da comercialização do novo Mercedes-Benz Shooting Brake elétrico.
04/12/2025
Novo volante multifunções – o regresso dos botões rotativos e basculantes.
O novo Mercedes-Benz CLA totalmente elétrico é um sucesso de mercado. A procura em toda a Europa é elevada e não são apenas os clientes que já receberam os seus automóveis que estão entusiasmados. O novo CLA também impressiona nos testes realizados por órgãos de comunicação independentes. Os especialistas elogiam, entre outros aspetos, o conforto de condução, a autonomia excecional, o desempenho de carregamento e a interface de utilizador.
O novo CLA está agora também disponível para encomenda em Portugal na versão Shooting Brake. Combina a elegância, o caráter desportivo e a inteligência do bem-sucedido CLA com ainda mais espaço para passageiros e bagagem. É a escolha ideal para pessoas com estilos de vida ativos, famílias jovens e utilizadores com muito equipamento de lazer.
Duas versões elétricas estão disponíveis no lançamento:
CLA 250+ Shooting Brake com tecnologia EQ (consumo combinado: 14,9–12,7 kWh/100 km | emissões combinadas de CO₂: 0 g/km)³, com 272 cv de potência e autonomia elétrica combinada de até 766 km em WLTP³. Disponível a partir de 56.900€[1].
CLA 350 4MATIC Shooting Brake com tecnologia EQ (consumo combinado: 15,6–13,2 kWh/100 km | emissões combinadas de CO₂: 0 g/km)³, é o modelo topo de gama. Os seus dois motores e tração integral proporcionam 354 cv de potência e 515 Nm de binário. A autonomia elétrica combinada é de até 740 km em WLTP³. Disponível a partir de 61.450€[1].
Ambos os modelos possuem uma bateria de iões de lítio com 85 kWh de capacidade útil. Com arquitetura elétrica de 800 volts, é possível adicionar até 315 km de autonomia (WLTP)⁴ em apenas dez minutos. O carregamento DC rápido é possível em postos de 800 volts com potências até 320 kW. O CLA Shooting Brake também pode utilizar infraestruturas DC de 400 volts graças ao sistema de carregamento DC com 400V, opcional. A potência de carregamento AC é até 22 kW (opcional).
“O novo CLA Shooting Brake elétrico é um verdadeiro game-changer. Oferece desempenho desportivo com espaço generoso e versatilidade. Redefine a condução do dia a dia – inteligente, eficiente e inconfundivelmente Mercedes-Benz. Para os nossos clientes, significa mais espaço para individualidade, aventura e estilo de vida.”
Mathias Geisen, Conselho de Administração, Mercedes-Benz Group AG, Marketing & Vendas
O interior do novo CLA Shooting Brake elétrico oferece espaço para tudo o que é necessário, bem como um elevado nível de flexibilidade. Os bancos traseiros rebatíveis na proporção 40:20:40 são de série e permitem aumentar o volume da bagageira para 1.290 litros. Carregar e descarregar é rápido e prático tampão portão traseiro elétrico EASY-PACK, também de série. A espaçosa bagageira na traseira é complementada pela bagageira dianteira sob o capot, que oferece uma capacidade de carga adicional de 101 litros. Da mesma forma, as barras de tejadilho de série acomodam facilmente pranchas de surf, caixas de esqui ou bicicletas no tejadilho. A capacidade de reboque até 1.800 kg (com travão, modelo 4MATIC) permite também o transporte de caravanas ou reboques de maiores dimensões.
Proporções desportivas com uma traseira elegante
O novo Mercedes-Benz CLA Shooting Brake projeta as proporções desportivas do CLA para a era elétrica, completa com muito mais espaço de carga e uma porta traseira extremamente elegante. Desde as saliências no capot até à traseira marcante, o novíssimo CLA Shooting Brake elétrico é construído como um atleta.
O tejadilho estende-se para trás para dar uma linha elegantemente plana. O teto panorâmico de vidro fixo vem de série e estende-se perfeitamente desde o para-brisas dianteiro até à traseira. Num detalhe engenhoso, o spoiler do tejadilho é pintado de preto na transição do teto de vidro e na cor da carroçaria na área exterior. Isto cria a impressão de que o teto de abrir continua até ao vidro traseiro, conferindo uma elegância única e distinta à traseira.
Teto panorâmico com regulação da opacidade e padrão de estrela iluminado
O grande teto panorâmico estabelece um novo padrão no segmento e oferece uma sensação de espaço. Para proteger contra a radiação solar, consiste em vidro laminado de segurança com isolamento térmico, com um revestimento refletor de infravermelhos e um revestimento de baixa emissividade (LowE) no interior. Isto reduz o aquecimento no interior do habitáculo no verão. No inverno, o revestimento LowE reduz a perda de calor refletindo o calor interior para o habitáculo. Com 200 nanómetros, é mais fino do que um cabelo humano, que tem um diâmetro de cerca de 50.000 nanómetros. A nova e impressionante função SKY CONTROL está disponível como opção: a grande superfície de vidro pode alternar entre transparente e opaca. A superfície está dividida em sete zonas comutáveis. Os clientes podem escolher individualmente a quantidade de luz que entra. À noite, a iluminação ambiente (também opcional) cria um efeito deslumbrante. 158 estrelas estão integradas na superfície de vidro e podem ser iluminadas, criando uma experiência mágica.
Novo volante multifunções – o regresso dos comandos físicos
O novo volante apresenta um ergonomia melhorada e uma operação intuitiva. A Mercedes-Benz reintroduziu o conceito de controlo com um interruptor basculante para o limitador e DISTRONIC, bem como um rolo para o controlo do volume, com base em numerosos pedidos dos clientes. Os painéis de interruptores capacitivos estão integrados de forma contínua e fornecem apoios táteis para melhor orientação. Além disso, algumas funções foram removidas do painel de controlo para melhor clareza e facilidade de uso, tornando o touchpad para controlar o ecrã do condutor significativamente maior e, assim, mais fácil de operar.
Super-inteligente, intuitivo e personalizado
O sistema operativo MB.OS (Mercedes-Benz Operating System), desenvolvido internamente pela empresa e impulsionado pela inteligência artificial, eleva a experiência Mercedes-Benz a um novo patamar. Cada veículo está equipado com supercomputadores ligados à Mercedes-Benz Intelligent Cloud. Isto permite atualizações over-the-air[4] de todo o software do veículo, incluindo sistemas de assistência ao condutor. Tal como um smartphone, o novo CLA Shooting Brake mantém-se atualizado e preparado para novas funcionalidades durante muitos anos.
Graças ao MB.OS, o novo CLA Shooting Brake inaugura um novo mundo de personalização e de interação intuitiva entre o cliente e o veículo. A nova interface intuitiva MBUX e as suas funcionalidades criam uma experiência imersiva com gráficos em tempo real para o condutor e o passageiro do banco dianteiro. O motor UNITY 3D dá vida às funcionalidades, enquanto o sistema tira o máximo partido da inteligência artificial (IA) da Microsoft e da Google.
O Assistente Virtual MBUX utiliza a chamada abordagem multi-agente, incorporando ferramentas de IA de ambas as empresas. Seleciona a melhor fonte para cada tarefa, usando conhecimento recolhido da internet. Para o cliente, conversar com o Assistente Virtual MBUX é como conversar com um amigo. Pode fornecer respostas e responder a perguntas sem que o utilizador tenha de repetir o contexto.
MB.DRIVE estabelece um novo padrão com sistemas avançados de assistência à condução e estacionamento
Todos os modelos CLA Shooting Brake na Europa vêm de série com equipamento de segurança[5] abrangente e o Assistente Ativo de Distância DISTRONIC. A Mercedes-Benz agrupa sistemas adicionais de assistência ao conforto sob o nome MB.DRIVE. O MB.DRIVE ASSIST está disponível como opção a partir do lançamento de mercado. Oferece significativamente mais conforto ao complementar o Assistente Ativo de Distância DISTRONIC com o Assistente de Direção, tornando-o num sistema de assistência à condução de última geração SAE Nível 2. Novo no CLA Shooting Brake é o Assistente de mudança da faixa de rodagem, que facilita as mudanças de faixa com um simples clique na manete do indicador. Os sistemas de assistência à segurança podem evitar uma vasta gama de acidentes.
Entretenimento MBUX e Extras Digitais⁵
O novo CLA Shooting Brake oferece ao passageiro da frente um display dedicado opcional de 14 polegadas para entretenimento individual. O portfólio de aplicações, em constante expansão, inclui aplicações líderes de áudio, vídeo, jogos e produtividade, além do pacote de dados integrado no Pack Entretenimento MBUX para acesso contínuo e conectividade descomplicada. Por exemplo, é possível aceder a plataformas de streaming de vídeo como o Disney+, jogos AAA através do fornecedor de jogos na nuvem Boosteroid, as músicas mais recentes através do Spotify, Amazon Music e Audible, ou realizar trabalho produtivo através de aplicações de reuniões como o Microsoft Teams, Zoom, Webex ou o Calendário MBUX. O display do passageiro também pode ser utilizado durante a condução. No display central, isto só é possível com o veículo estacionado.
Além disso, a Mercedes-Benz Store oferece uma seleção crescente de acessórios digitais que melhoram o veículo individualmente e podem ser adicionados a qualquer momento através da aplicação Mercedes-Benz, do site da Mercedes-Benz ou diretamente no veículo5.
Navegação inteligente com orientação de rota personalizada do Google Maps
A experiência de navegação no novo CLA Shooting Brake é baseada no Google Maps. Agora, a orientação de rotas é mais fácil e intuitiva do que nunca. A nova solução de navegação personalizada utiliza dados do Google Maps, combinados com informações em tempo real do veículo. O sistema de navegação Mercedes-Benz com Inteligência Elétrica planeia o percurso mais rápido e conveniente, incluindo paragens para recarga, com base em diversos fatores. Ajusta automaticamente as definições de carregamento do veículo e otimiza-as para um carregamento rápido ao longo do percurso, incluindo o pré-condicionamento da bateria de alta voltagem para que esta esteja à temperatura ideal para um carregamento DC rápido no momento certo. O sistema também fornece dicas de poupança de energia. A solução foi desenvolvida no âmbito da parceria entre a Google e a Mercedes-Benz. É um dos primeiros sistemas a integrar o novo Google Cloud Automotive AI Agent para utilização em veículos com o Google Maps. A comunicação visual integrada entra igualmente numa nova dimensão com o MBUX Surround Navigation opcional. Oferece assistência à condução, imagens 3D da envolvente e orientação de percursos, tudo perfeitamente integrado em tempo real no painel de instrumentos.
Opções de personalização: Linha AMG, Pack Night e Linha AMG Plus
O novo CLA Shooting Brake apresenta um equipamento de série excepcional e uma vasta gama de opções de personalização para satisfazer as diferentes necessidades dos clientes. Entre estas, destacam-se a popular Linha AMG, a ainda mais desportiva Linha AMG Plus, vários opcionais individuais como o Pack Night e três packs de equipamento que se complementam. A Linha Progressive é de série.
Dados técnicos do novo CLA Shooting Brake
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CLA 250+ Shooting Brake com tecnologia EQ |
CLA 350 4MATIC Shooting Brake com tecnologia EQ |
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Condução |
Tração dianteira |
Tração às quatro rodas |
|
|
Potência (pico) |
kW (cv) |
200 (272) |
260 (354) |
|
Binário (pico) |
Nm |
335 |
515 |
|
Química das células da bateria |
|
Níquel-manganês-cobalto |
Níquel-manganês-cobalto |
|
Conteúdo de energia utilizável da bateria |
kWh |
85 |
85 |
|
Potência máxima de carregamento CA |
kW |
22 |
22 |
|
Potência máxima de carregamento CC |
kW |
320 |
320 |
|
Carregamento CC: autonomia após 10 minutos (WLTP) [6] |
km |
315 |
300 |
|
Aceleração dos 0 aos 100 km/h |
s |
6,8 |
5,0 |
|
Velocidade máxima |
km/h |
210 |
210 |
|
Consumo de energia combinado [7] |
kWh/100 km |
14,9-12,7 |
15,6-13,2 |
|
Emissões de CO₂ combinada8 |
g/km |
0 |
0 |
|
Autonomia combinada (WLTP)8 |
km |
766 |
740 |
|
Capacidade de carga [8] |
l |
405 |
405 |
Poucos meses após o lançamento no mercado, existirão outras motorizações elétricas apelativas do novo CLA Shooting Brake, bem como um híbrido de alta tecnologia com um sistema de 48 volts. O moderno motor de combustão estará disponível em três níveis de potência. Os modelos híbridos do CLA Shooting Brake poderão funcionar em modo puramente elétrico e recuperar energia sob determinadas condições.
[1] Disponível em Portugal a partir de 56.900€. O preço indicado é o preço de venda recomendado em Portugal, incluindo 23% de IVA.
[2] Elevado nível de funcionalidade, com autonomia elétrica combinada de até 766 km de acordo com o WLTP. Os valores especificados foram determinados de acordo com o método de medição WLTP (Flight Vehicle Test Harmonized World Procedure). Os intervalos fornecidos referem-se aos mercados ECE. O consumo de energia e as emissões de CO₂ de um automóvel dependem não só da utilização eficiente do combustível ou da fonte de energia pelo automóvel, mas também do estilo de condução e de outros fatores não técnicos.
[3] Carregamento de até 315 km em apenas 10 minutos. Os tempos de carregamento correspondem a uma carga de 10-80% quando se utiliza um posto de carregamento rápido DC de categoria "K" ou "L" de acordo com a norma EN17186 com uma corrente de carregamento de 500 A.
[4] Para utilizar os serviços é necessário possuir um ID Mercedes Me pessoal e aceitar os Termos de Utilização dos Extras Digitais Mercedes-Benz. Além disso, o veículo deve estar associado à respetiva conta de utilizador. Após o término do período inicial, os serviços podem ser renovados mediante o pagamento de uma taxa, desde que ainda estejam disponíveis para o veículo em questão.
[5] Os sistemas de assistência ao condutor e de segurança da Mercedes-Benz são auxiliares e não o isentam da sua responsabilidade enquanto condutor. Por favor, tome nota das informações contidas no Manual do Proprietário e das limitações do sistema aí descritas.
[6]Os tempos de carregamento correspondem a uma carga de 10-80% quando se utiliza um posto de carregamento rápido DC de categoria “K” ou “L”, de acordo com a norma EN17186, com uma corrente de carregamento de 500 A.
[7]Os valores especificados foram determinados de acordo com o método de medição WLTP (Global Harmonized Testing Procedure for Light Vehicles). Os intervalos indicados referem-se aos mercados ECE. O consumo de energia e as emissões de CO₂ de um automóvel dependem não só da utilização eficiente do combustível ou da fonte de energia pelo automóvel, mas também do estilo de condução e de outros fatores não técnicos.
[8]De acordo com a Diretiva ISO 3832:2002-06. A capacidade de bagageira pode variar em função do equipamento especial.